sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Debate entre os professores sobre Projetos de Aprendizagem.

Os professores do Centro de Educação Adolfo Hedel, após terem desenvolvidos atividades com seus alunos correspondentes ao módulo IV da formação pelo e-Proindo sobre Projetos de Aprendizagem, realizaram em pequenos grupos uma mesa redonda, onde discutiram a metodologia de projetos de aprendizagem.




Educação Ambiental a favor da vida.





Este projeto, segundo as professoras foi fundamentado nos quatro Pilares da Educação: aprender conhecer, aprender fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Portanto não basta conhecimento formal é preciso desenvolver competências intelectuais, emocionais, sociais, culturais e éticos. No entanto a Educação Ambiental a Favor da Vida estimula a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio Planeta como um todo, para que a sociedade possua um ambiente sustentável.

Nas metodologias utilizadas tiveram  a preocupação de contemplar o contexto onde o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reconstruir e agir no meio em que vive e em outras realidades.

As professoras sentem-se responsáveis em mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. E que atualmente preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola deve se engajar com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o Meio Ambiente.

Partindo do Princípio que a Educação Ambiental a Favor da vida é um processo longo e contínuo, as professoras fizeram a sua parte, sendo que mudar não é algo fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea, individual para o coletivo para que possa de fato ocorrer conhecimento e atitude.

Para ler o Projeto na íntegra clique aqui.

Aluno trabalhando com o uquinha na sala.
 Visita a campo a fábrica de papelão do município, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer como se fabrica o papel, como funciona o gerador de energia, já que a indústria possue um gerador próprio.









Aprendendo através de desafios.

O Professor do 5º Ano, Adeunir Duarte desenvolveu com seus alunos uma atividade de desafios a qual ajudou seus alunos a desenvolver e criar o conceito de fração.(planejamento)
Atividades deste tipo despertam o interesse do aluno como também se torna uma maneira prazerosa de trabalhar conteúdos com as alunos que por muitas vezes é trabalhado de forma abstrata dificultando a formação de conceito dos alunos.
Clique aqui e conheça os desafios e jogos que foram desenvolvidos, os quais o professor disponiblizou no blog da escola. 

Assista ao depoimento do aluno Gabriel do 5º ano sobre aprender através de jogos e desafios.

Conhecendo a cultura indígena.



O Professor Leonardo de Souza Mattos e Loreta Engel, professores de história desenvolveram com as turmas das 6ª Séries um trabalho de pesquisa sobre os Índios do Brasil. Os alunos fizeram uso do uquinha para as pesquisas na web, bem como também para produzir o trabalho e editar. Além da fonte de pesquisa da web, os professores disponibilizaram também aos alunos um vídeo sobre os índios da reserva de José Boiteux, onde neste documentário os alunos tiveram a oportunidade de conhecer como é o cotidiano dentro de uma reserva, como também os projetos para a preservação da cultura indígena. Colocaram também, os alunos em contato com livros e revistas.
Os trabalhos foram realizados em três etapas: apresentação do vídeo, pesquisas nos livros revistas e web e ao final apresentaram um trabalho de reflexão sobre o índio na sociedade. Os professores utilizaram-se de perguntas reflexivas para problematizar o tema e nortear o trabalho de pesquisa, bem como também postaram no blog da escola alguma sugestões de sites (acesse o blog aqui).
Os professores ressaltaram que para o próximo ano letivo pretendem inovar a atividade com uma visita a reserva de José Boiteux e também pesquisar e resgatar, se no caso houver, alguma manifestação da cultura indígena no município.


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Visita ao Parque da APREMAVI.

 
As professoras do  3º e 4º ano com as  Savonara I. F. Pereira, Franciele Michels,  Sirlange Esser Rosa e Rosemeri Silva realizaram com seus alunos uma visita de estudos ao Parque da APREMAVI no dia 07 de novembro.
As duas turmas estavam trabalhando o projeto do meio ambiente, por esse motivo resolveram fazer uma atividade coletiva (confira o planejamento clicando aqui) levando os alunos para conhecer a APREMAVI em Atalanta. Na visita foram orientados pela Guia do Parque da APREMAVI, foram recebidos pela orientadora Daiana que explicou toda a logística do Parque.
Após essa visita, as duas turmas produziram um texto coletivo utilizando laptop e data show .
As professoras acreditam que este projeto pode ser aplicado em qualquer turma quando trabalhado o meio ambiente em sala, pois fica muito mais fácil o entendimento dos educando quando o aprendizado se dá na prática.
No projeto acabaram desenvolvendo também metodologias de trilhas,  e problematização.
Confira as imagens da atividade...

Chegando na APREMAVI...

 Recebendo as orientações...

 Conhecendo o Parque...



 Aprendendo sobre o cultivo das mudas, a importância das plantas para o Meio Ambiente...














 Belezas do Parque...




 Depoimento de uma aluna...
 Turma reunida para produzir o texto coletivo...
 Produzindo o texto coletivo utilizando o laptop e projetor de imagens...



 Clique aqui para ler o texto coletivo!


Como plantar uma muda de árvore?
 

Trilha Ecológica...

 

O projeto trilha no parque Mata Atlântica em Atalanta,  foi elaborado em conjunto com a Professora de Lingua Portuguesa Maria Madalena Maas, o Professor de Educação Física Honeide Hedel  e o Professor de Ciências Fábio Maurício Maciel . Com o intuito de conhecer as plantas do nosso ecossistema, as plantas e animais que fazem parte dela, junto com a atividade física e a escrita, que são aspectos principais deste projeto.
A nossa primeira atividade em conjunto, foi à elaboração deste projeto, (confira no Planejamento na íntegra aqui) depois a escolha da turma a ser aplicado. A turma escolhida foi a 6ª Série Vespertina. Em seguida lançar questões que poderiam ser respondidas no decorrer da trilha, pois durante o passeio um guia da APREMAVI nos acompanhou o tempo todo, este profissional pode com clareza explicar muitas dos questionamentos.
Após o passeio na trilha foi sugerido aos alunos que fizessem um relatório, onde os mesmos descreveriam esta trilha, e as respostas dos questionamentos deveriam estar incluídas no texto deste resumo.
Projetos deste porte podem ser aplicados a qualquer escola em qualquer lugar do nosso estado, pois temos uma diversidade de ecossistemas, que não são aproveitados pelos professores de ciências.
O professor de Educação Física teve por objetivo desenvolver entre os jovens o hábito da caminhada em um lugar ao meio da natureza onde todos pudessem apreciar sua paisagem e suas belezas em um lugar agradável e ao mesmo tempo respirando um ar puro.
A atividade de língua portuguesa neste projeto de trilhas, foi a produção de texto coletivo. Onde os alunos narraram a viagem, os fatos observados, em detalhes e sob diferentes pontos de vista. Destacando-se a importância do registro escrito de todas as etapas realizadas. Para ler o texto coletivo clique aqui!!

Confira as imagens da trilha...

Chegando no Parque!!!

Iniciando a Trilha...















Descansando e registrando a paisagem...










Paisagem maravilhosa!!!


 Caminho de volta...





Observando a paisagem do mirante...



Visita ao museu...








Registro em vídeos...

Iniciando a trilha...



Aprendendo sobre o Parque...

Admirando a paisagem...






Caminho de volta...