quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Trilha Ecológica...

 

O projeto trilha no parque Mata Atlântica em Atalanta,  foi elaborado em conjunto com a Professora de Lingua Portuguesa Maria Madalena Maas, o Professor de Educação Física Honeide Hedel  e o Professor de Ciências Fábio Maurício Maciel . Com o intuito de conhecer as plantas do nosso ecossistema, as plantas e animais que fazem parte dela, junto com a atividade física e a escrita, que são aspectos principais deste projeto.
A nossa primeira atividade em conjunto, foi à elaboração deste projeto, (confira no Planejamento na íntegra aqui) depois a escolha da turma a ser aplicado. A turma escolhida foi a 6ª Série Vespertina. Em seguida lançar questões que poderiam ser respondidas no decorrer da trilha, pois durante o passeio um guia da APREMAVI nos acompanhou o tempo todo, este profissional pode com clareza explicar muitas dos questionamentos.
Após o passeio na trilha foi sugerido aos alunos que fizessem um relatório, onde os mesmos descreveriam esta trilha, e as respostas dos questionamentos deveriam estar incluídas no texto deste resumo.
Projetos deste porte podem ser aplicados a qualquer escola em qualquer lugar do nosso estado, pois temos uma diversidade de ecossistemas, que não são aproveitados pelos professores de ciências.
O professor de Educação Física teve por objetivo desenvolver entre os jovens o hábito da caminhada em um lugar ao meio da natureza onde todos pudessem apreciar sua paisagem e suas belezas em um lugar agradável e ao mesmo tempo respirando um ar puro.
A atividade de língua portuguesa neste projeto de trilhas, foi a produção de texto coletivo. Onde os alunos narraram a viagem, os fatos observados, em detalhes e sob diferentes pontos de vista. Destacando-se a importância do registro escrito de todas as etapas realizadas. Para ler o texto coletivo clique aqui!!

Confira as imagens da trilha...

Chegando no Parque!!!

Iniciando a Trilha...















Descansando e registrando a paisagem...










Paisagem maravilhosa!!!


 Caminho de volta...





Observando a paisagem do mirante...



Visita ao museu...








Registro em vídeos...

Iniciando a trilha...



Aprendendo sobre o Parque...

Admirando a paisagem...






Caminho de volta...





Nenhum comentário:

Postar um comentário