sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Conhecendo a cultura indígena.



O Professor Leonardo de Souza Mattos e Loreta Engel, professores de história desenvolveram com as turmas das 6ª Séries um trabalho de pesquisa sobre os Índios do Brasil. Os alunos fizeram uso do uquinha para as pesquisas na web, bem como também para produzir o trabalho e editar. Além da fonte de pesquisa da web, os professores disponibilizaram também aos alunos um vídeo sobre os índios da reserva de José Boiteux, onde neste documentário os alunos tiveram a oportunidade de conhecer como é o cotidiano dentro de uma reserva, como também os projetos para a preservação da cultura indígena. Colocaram também, os alunos em contato com livros e revistas.
Os trabalhos foram realizados em três etapas: apresentação do vídeo, pesquisas nos livros revistas e web e ao final apresentaram um trabalho de reflexão sobre o índio na sociedade. Os professores utilizaram-se de perguntas reflexivas para problematizar o tema e nortear o trabalho de pesquisa, bem como também postaram no blog da escola alguma sugestões de sites (acesse o blog aqui).
Os professores ressaltaram que para o próximo ano letivo pretendem inovar a atividade com uma visita a reserva de José Boiteux e também pesquisar e resgatar, se no caso houver, alguma manifestação da cultura indígena no município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário