sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Educação Ambiental a favor da vida.





Este projeto, segundo as professoras foi fundamentado nos quatro Pilares da Educação: aprender conhecer, aprender fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Portanto não basta conhecimento formal é preciso desenvolver competências intelectuais, emocionais, sociais, culturais e éticos. No entanto a Educação Ambiental a Favor da Vida estimula a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio Planeta como um todo, para que a sociedade possua um ambiente sustentável.

Nas metodologias utilizadas tiveram  a preocupação de contemplar o contexto onde o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reconstruir e agir no meio em que vive e em outras realidades.

As professoras sentem-se responsáveis em mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. E que atualmente preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola deve se engajar com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o Meio Ambiente.

Partindo do Princípio que a Educação Ambiental a Favor da vida é um processo longo e contínuo, as professoras fizeram a sua parte, sendo que mudar não é algo fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea, individual para o coletivo para que possa de fato ocorrer conhecimento e atitude.

Para ler o Projeto na íntegra clique aqui.

Aluno trabalhando com o uquinha na sala.
 Visita a campo a fábrica de papelão do município, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer como se fabrica o papel, como funciona o gerador de energia, já que a indústria possue um gerador próprio.









Um comentário:

  1. Caros colegas do Centro de Educação Adolfo Hedel:
    Depois do I Encontro das Escolas UCA - SC, frequentemente acessava aos Blogs da escola de vocês. Quase sempre tinha novidade. Só que era uma "visitinha rápida", não me permitindo nem o tempo para um comentário.
    Ontem, fiquei encantada com o trabalho de vocês. Que lugares lindos! Quanta aprendizagem!
    Parabéns pelo belo trabalho!
    Abraços da professora Verena Maria Buss.
    E. E. B. São Tarcísio - São Bonifácio - SC.

    ResponderExcluir