segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

III Encontro Estadual das Escolas do ProUCA/SC

Foto

Professores do Centro de Educação Adolfo Hedel participam do III Encontro Estadual das Escolas do ProUCA/SC que se realizou nos dias 14 e 15 de setembro em Florianópolis.
 A coordenadora estadual do ProUCA/SC, Profa. Dra. Juliana, deu as boas-vindas aos presentes e fez uma explicação sobre a programação do evento e contou as novidades sobre a continuidade do ProUCA até o primeiro semestre de 2013 e a montagem do DVD documentário do ProUCA/SC nas 12 escolas catarinenses. Para isso, todos foram convidados a participar da construção dos materiais midiáticos que serão usados na montagem e edição final do DVD.
 A profa. Marilene, da Equpe do ProUCA foi convidada a explicar, para os participantes, sobre a estratégia de divulgação dos resultados positivos das ações pedagógicas mediadas pelos “uquinhas” para a comunidade em geral imprensa (escrita, falada, televisiva e on-line). Para isso, foi solicitado que os gestores das escolas  enviem o endereço dos veículos de comunicação de cada uma das cidades em que o Projeto esta acontecendo para ser enviados releases. Também foi solicitado que as escolas mandem para a coordenação cópias de notícias publicadas na sua comunidade ou cidade para ser criado um clipper.
 


A Profa. Dra. Edla Ramos foi convidada a falar um pouco sobre "O que é Projeto". A temática abordada levou os professores e os gestores a se manifestarem relatando suas experiências e suas opiniões sobre a realidada da prática pedagógica em projetos.
 Os professores apresentaram os resultados de atividades didático-pedagógicas mediados pelas tecnologias de comunicação digital (TCD) nas escolas participantes do ProUCA/SC.




 no segundo dia de evento, a Profa. Dra. Juliana, coordenadora do ProUCA/SC, repassou alguns avisos gerais sobre as oficinas 1, 2 e 3 da Formação a distância do ProUCA 2012. Lembrando que o encerramento das atividades da Oficina 2 está programado para o dia 16 de setembro de 2012, às 23h59 (horário de Brasília). O certificado on-line da Oficina 2 estará logo, logo disponível no blog do ProUCA/SC no link "Certificado On-Line".

Em seguida a Profa. Me. Sila, da Equipe ProUCA/SC, foi convidada a trabalhar com o grande grupo as etapas para construir um projeto socioeducativo. Depois os participantes foram divididos em equipes por escola para começar a  escrever um projeto socioeducativo que deverá ser desenvolvido na Oficina 3.
 

Os Professores participantes  do Centro de Educação Adolfo Hedel foram Adeunir Duarte, Mônica Ap Carvalho Piske, Franciele Michels e também a Professora Multiplicadora do ProUca Morgana Fátima Schneider.
Depois de um tempo as equipes foram desfeitas para poder participar das atividades desenvolvidas pelas professoras Lusiani, do Colégio Aplicação da UFSC e a Silas, da Equipe do ProUCA/SC que trabalharam as funções do GoogleDocs.


Foto das Profas. Lusiani e Sila apresentando os recursos básicos do GooglesDocs

Em seguida foi a vez  do professor Diego Ramos, membro da Equipe ProUCA, que trabalhou as funções básicas do software livre Audacity para editar áudios com os alunos.   

 Foto do Prof. Diego Ramos apresentando o software livre Audacity

Antes do encerramento um representante de cada equipe das escolas socializaram resumidamente o projeto socioeducativo que será desenvolvido até o final do ano letivo de 2012. 

A coordenadora do ProUCA/SC, profa. Juliana, agradeceu a presença de todos e convidou-os a participarem da Oficina 3 da Formação a Distância Professores no ProUCA/SC, via Ambiente Virtual deEnsino-Aprendizagem Moodle (AVEA Moodle), e desejou um bom retorno à todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário