quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Reutilizando óleo de cozinha usado...

 

Você fritou aquela batatinha crocante. Preparou bolinho de chuva e pastel. E fez o que com o óleo que sobrou? 

O professor Adeunir Duarte juntamente com seus alunos do 5º Ano realizaram uma pesquisa sobre os males que o óleo de cozinha pode causar ao meio ambiente quando descartado de forma inadequada.
Ele é altamente poluente. Cada litro derramado na pia, além de danificar a instalação hidráulica, é suficiente para poluir até um milhão de litros de água. O prejuízo não para por aí: jogado na natureza, o óleo utilizado em frituras pela dona de casa provoca a morte de peixes e desequilibra o ecossistema. Para descontaminar a água, o custo é alto - cerca de 20% do tratamento do esgoto. O óleo ainda :
- Prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água, entope canos, pode romper redes de coleta e encarece o processo de tratamento;
- Quando chega a rios e oceanos, cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e bloqueia a oxigenação da água, o que compromete o equilíbrio ambiental;
- Exige uso de produtos químicos altamente tóxicos para limpeza de encanamentos contaminados;
- Impermeabiliza solos, dificulta o escoamento da água das chuvas, contamina o lençol freático e, em decomposição, emite grande quantidade de gases tóxicos na atmosfera.
 Muita coisa pode ser feita com o óleo de cozinha usado: fabricação de tintas, sabão, detergentes e biodiesel. Alguns países como Bélgica, Holanda, França, Espanha e Estados Unidos possuem até recomendações oficiais para o descarte correto de óleos e gorduras de frituras.


 Em suas pesquisas encontraram uma utilidade para esse óleo. Confira no vídeo...
 Além de conhecerem uma maneira de preservar o meio ambiente, os alunos puderam também desenvolver conteúdos matemáticos como fração, unidade de medidas... e é claro também de ciências como as reações químicas.


Receita


1kg de soda caustica;
1 litro de água;
9 litros de óleo;
2 litros de álcool;

Modo de preparar


Disolva na soda com a água, acrescente o óleo filtrado e mexa durante alguns minutos. Acrescente o álcool aos poucos mexendo sempre por cerca de 40 minutos ou até que a mistura comece a adquirir uma consistência espessa. Despeje a mistura em um recipiente, espere esfriar. Depois que a massa adquirir uma superfície firme desenforme e corte.

Em muitas cidades há pontos de coleta de óleo de cozinha usado. Confira se na sua cidade há e colabore para a preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário